quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Secretária fala na Alepa sobre os desafios da educação no Pará

A secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, participou da "Reunião Almoço" com 24 deputados estaduais nesta terça-feira (6) e falou dos desafios frente à cadeira da educação no Estado. Para ela, o grande desafio da sociedade hoje é a união em torno da melhoria da qualidade da educação e na elevação dos índices de avaliação dos alunos da rede estadual de ensino. A professora Ana Claudia Hage assumiu a gestão da Secretaria de Educação do Pará (Seduc) ainda neste mês para dar continuidade ao processo de reestruturação e organização da educação pública no Estado.

Para a secretária, o enfrentamento deste desafio deve ser feito em conjunto com todos os segmentos da sociedade. Para ela o que mais preocupa são os indicadores do sistema estadual de ensino, visto que o Pará está na penúltima colocação entre os Estados brasileiros. "Temos que unir Estados e municípios em torno deste objetivo, pois os índices refletem os resultados dos dois sistemas, tanto o estadual quanto os municipais", explicou.

Ela explicou também que, para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é preciso atacar os componentes que são avaliados para se chegar ao melhor resultado. A secretária comentou que os mecanismos do Ideb levam em conta dois pontos fundamentais em seus critérios: um é o domínio do aluno nas disciplinas português e matemática e o outro abrange os fatores que envolvem o fluxo da educação no Pará – que são reprovação, abandono, aprovação, distorção idade-série e dependência de estudo. "Então como atacar estes pontos em uma rede que enfrenta uma greve de 73 dias, dos quais 49 dias foram de dias letivos?", questionou a Secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário