quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Aulão do Pro Paz Enem reúne centenas de estudantes no Pará Clube

A sede social do Pará Clube recebeu um público diferente na manhã deste sábado, 5. Em vez da movimentação dos sócios o que se viu foi uma aula interativa que reuniu quase mil alunos em torno do conteúdo preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem). Este foi o segundo aulão ofertado na capital pelo Pro Paz Enem, promovido pela Fundação Pro Paz em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de preparar estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova do Enem nos dias 24 e 25 de outubro.
Pela agenda inicial do Pro Paz Enem, o projeto contava com uma aula inaugural na capital e uma caravana pelo interior, mas devido ao sucesso de público durante o lançamento, Pro Paz e Seduc decidiram pela realização de uma ação itinerante também na Região Metropolitana de Belém (RMB), garantindo maior alcance à iniciativa.
“A aula está sendo ótima e o formato, interativo, é muito interessante. També, gostei bastante dos professores e tenho certeza que essa revisão vai me ajudar na prova. É muito importante pra gente ter estas revisões antes do Enem e eu não vou faltar de jeito nenhum nas próximas aulas”, garantiu Jamille Ferreira, 16 anos, que fará a prova este ano.
O Pro Paz Enem dispõe de uma equipe de 31 professores com vasta experiência na prova do Enem. As aulas, gratuitas, são divididas em temas constantes de onze matérias, das quatro áreas de conhecimento, e são acompanhadas por tradutores da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As atividades são destinadas a estudantes de escolas públicas, mas qualquer aluno pode se inscrever e participar. No interior, os aulões estão ocorrendo nos municípios de Abaetetuba, Breves e Benevides.
Leia Rodrigues, mãe da estudante Bruna, portadora de deficiência auditiva, destacou a importância de uma professora de Libras acompanhar as aulas em tempo real. “Eles também tem sonhos, como todos os outros alunos, e sabemos que eles são capazes, mas para isso precisam desse auxílio. É muito bom ver que o governo do Estado teve essa preocupação de incluir os alunos especiais nesse processo”, afirma.
A diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes, ressalta que a parceria com o Pro Paz vem beneficiar os estudantes. “Nós sabemos que só as aulas ministradas nas escolas não são suficientes para capacitar este aluno para o Enem. Por isso decidimos ofertar essas aulas aos finais de semana, não apenas para reforçar o conteúdo como para permitir que os alunos conheçam melhor o funcionamento da prova a partir das habilidades e competências do Exame”, diz.
Para garantir que as aulas cheguem também para alunos de outros municípios do Estado, o projeto conta ainda com um programa semanal na TV Cultura, onde são exibidas aulas com duração de uma hora e meia, de quarta a sexta-feira, das 19h às 20h30, com reprise aos sábados, de 7h30 ao meio-dia. Quem não conseguir acompanhar as transmissões ao vivo pode acessar o site do Pro Paz e o portal da Seduc para resgatar as aulas.
"Os alunos pediram e estendemos a caravana também para a capital. Além disto, estamos usando de diversas outras estratégias, como as redes sociais, para subsidiar materiais para estes alunos. Uma delas é o programa da TV Cultura, que leva esta aula para 111 municípios cobertos pela emissora, e a outra é a própria caravana. Queremos preparar nossos alunos para que eles obtenham os melhores resultados no Enem”, ressalta o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.
Acompanhe a agenda da caravana Pro Paz Enem 2015:
Belém        05/09
Benevides    12/09
Abaetetuba    19/09
Breves        19/09
Benevides    26/09
Belém        27/09
Abaetetuba    03/10
Belém        04/10
Breves        17/10
Belém        18/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário