sexta-feira, 3 de abril de 2015

Seduc incentiva participação de escolas na Mostra Nacional de Robótica

Em preparação à Olimpíada Brasileira de Robótica, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) convida as escolas da rede estadual de ensino para a V Mostra Nacional de Robótica (MNR). A Mostra é organizada voluntariamente por professores de várias universidades brasileiras, com o objetivo de divulgar para todo o País trabalhos desenvolvidos nas escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico que estejam associados à temática da robótica.
Para a coordenadora da Educação Profissional da Seduc, Mari Elisa Santos de Almeita, a MNR é uma boa oportunidade para que as escolas públicas estaduais divulguem seus trabalhos nessa área. “Nós temos no Pará 19 Escolas Técnicas, sete na Região Metropolitana de Belém e 12 no interior do Estado. Nessas unidades educacionais são incentivadas a produção científica e a pesquisa”, informou ela.
A Olimpíada Brasileira e a Mostra Nacional são abertas à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, para alunos do Ensino Fundamental (a partir do 1º ano), Médio e Técnico. A OBR engloba as modalidades prática e teórica. A teórica consiste na realização de prova sobre a temática de robótica, em seis níveis diferentes. As provas serão realizadas na própria escola, em um único dia para todo o Brasil: 21 de agosto de 2015. Entre as atividades desenvolvidas na área da robótica estão a criação e o desenvolvimento de programas para computador.
A OBR e a MNR são eventos públicos, gratuitos e sem fim lucrativo. A participação dos alunos é voluntária, e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de participantes por escola. Em 2014, o Pará recebeu 17 medalhas de reconhecimento na modalidade teórica, entre 70 mil alunos inscritos. “Nós estamos esperando a mobilização das escolas para que participem da MNR. Não podemos perder essa oportunidade”, disse a coordenadora.
As inscrições para a Mostra Nacional de Robótica poderão ser realizadas pelo site: http://www.obr.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário