segunda-feira, 16 de março de 2015

Hemopa promove campanha em homenagem ao Dia da Mulher

Nesta sexta e sábado, 6 e 7, a Fundação Hemopa vai comemorar o Dia Internacional da Mulher com uma campanha de incentivo à doação voluntária de sangue, para elevar o número de coletas femininas no estado do Pará, que atualmente representa 32% do total de doações efetivadas em 2014. “Mulher, quando você doa sangue, a vida se multiplica” é o tema da mobilização, que tem a meta 300 doações.
Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, serão dois dias de homenagem para agradecer a todas as mulheres que salvam vidas anonimamente. “As mulheres têm as mesmas condições físicas de doar sangue que os homens”, observou, informando que devido ao ciclo menstrual, as mulheres podem repetir a doação com intervalo de três meses e os homens a cada dois meses.
Ela explica, ainda, que alguns fatores impedem temporariamente a doação de mulheres, entre eles: a amamentação, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano. “Mulheres grávidas não podem doar sangue”, alertou Juciara Farias, orientando que o período menstrual não inabilita de imediato. A candidata deve passar pela Triagem Clínica, pois somente o profissional poderá avaliar suas condições físicas para efetivar ou não a doação de sangue, sempre vislumbrando a preservação da saúde do doador e do receptor.
A campanha será realizada na hemorrede estadual: em Belém, na sede do hemocentro e na Estação de Coleta Hemopa-Castanheira; Santarém, Castanhal, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção.
No Hemocentro Coordenador, na capital paraense, a mobilização para incentivar o ato solidário no segmento feminino contará com a parceria de instituições públicas e privadas. Este ano, a campanha na sede do Hemopa estimulará também a doação de cabelos para vítimas de acidentes de motor. O material coletado será encaminhado para confecção de perucas no abrigo “Acolher”, da Fundação Santa Casa, que é referência para o atendimento de pessoas vítimas desses tipos de acidentes. A doação de cabelo envolverá os públicos interno e externo do hemocentro.
A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher contará com sorteio de brindes, caricaturas e mudas de plantas disponibilizados por parcerias. As doadoras ainda poderão contar com oferta de serviços variados de beleza, como massagem, maquiagem, chapinha, escova e sombrancelhas.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo fone 0800 280-8118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário