domingo, 8 de fevereiro de 2015

Ação integrada garante segurança nos desfiles na Aldeia Amazônica

Em meios às cores e ritmos do desfile das escolas de samba na Aldeia Amazônica, em Belém, 109 policiais militares formam um bloco que garante a segurança de quem prestigiam mais um ano de carnaval na Avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira. A operação de segurança é integrada e envolve Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Guarda Municipal e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), além de representantes do Conselho Tutelar e da Primeira Vara da Infância e Juventude.
“Estamos trabalhando com 15 policiais na ronda ordinária, isto é, a ronda normal fora da área do desfile, com o apoio de viaturas e motos. Na área interna, ou seja, em todo o percurso da Pedro Mirada e adjacências, estamos com um efetivo de 109 policiais, que trabalham em turnos até o fim do evento, neste domingo. Além disso, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos de segurança, como a Guarda Municipal, além do apoio dos Bombeiros, Semob e resgate. Tudo para garantir a segurança da população neste evento”, explica o tenente Sandro Nazareno, da PM.
Enquanto isso, na avenida, o Corpo de Bombeiros acompanha atentamente a movimentação do desfile ao lado do Samu e Sespa para agir em qualquer eventual necessidade. “São 18 homens escalados para dividir os turnos até o fim do desfile. Estamos com uma ambulância e uma viatura de combate ao incêndio, além de equipes de suporte avançado. Estamos ao lado do Samu e Sespa, que também têm médicos para dar suporte a qualquer eventual necessidade. A população pode ficar tranquila, pois estamos a postos”, diz o sargento Roberto Rivelino, responsável pelo grupo de bombeiros na Aldeia Amazônica.
Na plateia, o empresário Eduardo Stein aproveitava para se divertir com as duas filhas, Elisa, 7 anos, e Emuly, 4. “Está muito melhor do que no ano passado. A gente vê policiamento por todo lado, seja da Polícia Militar ou da Guarda Municipal. Isso é bom porque a gente se diverte mais tranquilo”, disse. A Guarda Municipal está presente no desfile com um efetivo de 150 homens, que tem o reforço dos grupos tático, canil e a ronda de moto.
Desde a sexta-feira (6), primeiro dia do desfile oficial, cerca de 320 homens atuaram nos dois turnos de policiamento. Durante a operação, a PM atua com policiamento a pé, em viaturas, motocicletas, policiamento com cães e montado, por meio do Regimento de Polícia Montada. A operação tem a participação de todos os órgãos ligados ao Sistema de Segurança Pública. Cerca de 30 homens dos comandos de Policiamento da Capital (CPC), Policiamento Especializado (CPE) e Missões Especiais (CME) trabalham na segurança da área dos desfiles e nas adjacências da Aldeia Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário