sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Prodepa vai implementar melhorias nos sistemas do Iasep

Uma comunicação mais eficiente e maior agilidade no atendimento aos segurados do plano de assistência dos servidores do Estado. Esses são alguns dos resultados previstos com a ampliação da parceria firmada entre o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado (Iasep) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), em reunião ocorrida nesta sexta-feira (9).

“Estamos buscando ferramentas de controle mais eficientes para o plano e melhorias diretas para o segurado, como os canais de comunicação via internet“, disse a presidente do Iasep, Iris Gama, sobre os resultados esperados com a ampliação da parceira entre os órgãos. Segundo ela, o sistema E-saúde, usado pelas clínicas e hospitais credenciados do Iasep, é o principal objetivo da ação, mas a parceria deve ainda melhorar o site do instituto e buscar o desenvolvimento de um aplicativo para celulares.

Desenvolvido pela Prodepa, o E-saúde é o instrumento usado no cadastro dos segurados e para o acompanhamento do uso do plano em clínicas e laboratórios. Com as melhorias feitas em 2012, o E-saúde passou a permitir o uso do sistema sem a apresentação do contracheque do servidor. “Como é comum na área tecnológica, hoje o plano necessita de atualização nessas ferramentas de atendimento aos segurados”, disse Iris Gama.

Depois dos módulos, de gestão ambulatorial e odontológica, desenvolvidos anteriormente, a Prodepa vai desenvolver um sistema de gestão hospitalar. O módulo prevê a melhoria na comunicação, na troca de dados entre prestadoras de serviços, os usuários do plano e o próprio Iasep. Com isso será possível ter um controle melhor de todos os procedimentos envolvidos, em tempo real. Hoje, a autorização, a verificação e até mesmo a auditoria do Iasep são feitas de forma manual.

"Com o sistema informatizado é possível consolidar valores, monitorar por prestadoras de serviços quais são as autorizações que estão sendo feitas. Esse controle se torna mais efetivo, e o tempo de resposta, se houver alguma distorção, é menor, gerando menos prejuízo ao Estado", esclareceu o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Lourenço Monteiro. O foco é melhorar a gestão de todos os procedimentos que são feitos, para otimizar os gastos. Consequentemente, as prestadoras de serviços e os segurados passam a ter um serviço melhor e mais eficiente.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Prodepa, Theo Pires, e teve a presença da diretora de Assistência à Saúde do Iasep, Lúcia Souza, do procurador Olavo Câmara, e da coordenadora de Tecnologia, Rita Santos. Da área de Desenvolvimento da Prodepa, participaram o diretor Lourenço Monteiro e o gerente Evandro Paes. (Com colaboração de Ettiene Angelim, da Ascom Iasep)

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