segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeitura executa obra para combater alagamento na Avenida Mário Covas

A Prefeitura de Belém iniciou obra para acabar com alagamento na rotatória da Avenida Mário Covas que dá acesso à Avenida Augusto Montenegro. Nos últimos anos, a rede de drenagem do trecho sofreu assoreamento e perdeu a capacidade de dar vazão à agua da chuva. Com a dificuldade de escoamento, a água passou acumular na pista, facilitando a abertura de buracos no asfalto.
As intervenções foram iniciadas na última quinta-feira, 22, com obras para implantação de tubos em um trecho de 400 metros. A previsão é que o serviço seja concluído em até 60 dias, acabando com alagamentos e reduzindo a necessidade de manutenção permanente através da operação 'tapa-buracos' no local. 
A obra faz parte do pacote de melhorias no sistema de drenagem da capital que atualmente conta com mais de vinte frentes de trabalho. De acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Germano Souza, as escavações para implantação da nova tubulação começaram em frente à Praça do Conjunto Pedro Teixeira. “Por questões técnicas, a obra inicia sempre do ponto mais baixo onde a rede lança o que está sendo drenado”, explicou o engenheiro.
O mototaxista Erik Júnior, 27, aprovou as intervenções que estão sendo realizadas pela prefeitura e disse que será diretamente beneficiado com a obra. "Depois da chuva, a água fica acumulada e não dá pra ver onde termina a pista e começa o acostamento. É arriscado perder o controle ao cair em um buraco escondido pela água. Para quem circula de moto é ainda mais arriscado porque passam muitos carros grandes como caçambas e carretas formando ondas”, contou, ressaltando que após a obra será possível transitar pelo local com mais conforto e segurança.
Em 2014, a Sesan implantou mais de 14 km de rede de drenagem, principalmente em vias que nunca tinham recebido saneamento. “Em todos esses locais iniciamos um trabalho cuidadoso para acabar com alagamentos, incluindo obras para implantação de tubos, meio-fio, calçada e asfaltamento”, ressaltou o engenheiro da Sesan.
Atualmente, a Prefeitura de Belém realiza obras de drenagem em vias importantes dos bairros do Tapanã, Marco, Coqueiro, Tenoné, Parque Verde, Jurunas, Guamá, Val-de-Cans, Curió-Utinga, e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.
Nas comunidades onde as obras de saneamento já foram entregues não faltam motivos para comemorar. “É uma alegria que não tem limites. Ver a porta de nossas casas livre dos alagamentos e com asfalto é maravilhoso”, resumiu a aposentada Alzerina Muniz, 68, moradora da Passagem Leal, no bairro da Terra Firme, onde as benfeitorias foram inauguradas na semana passada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário