segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Governador em exercício prestigia posse do novo comandante da Capitaniados Portos

O capitão de mar e guerra Aristides Carvalho Neto assumiu nesta quarta-feira, 14, em substituição ao capitão Sérgio Ricardo Nunes Duarte, o comando da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, responsável pelas ações de segurança naval nos rios do Pará. A solenidade de transferência de cargo, que contou com a participação do governador do Estado em exercício, Zequinha Marinho, foi realizada na sede da Capitania, no bairro do Reduto, em Belém.
Ao deixar o cargo, o capitão de mar e guerra Sérgio Duarte agradeceu os familiares e companheiros de tripulação, e destacou que a cerimônia encerrava um importante ciclo da sua carreira profissional. “Depois de anos à frente da Capitania, tenho a convicção de que todos os esforços cabíveis foram canalizados em prol da segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana e da prevenção contra a poluição hídrica”, afirmou o capitão, que agora segue para Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro.
O novo Capitão dos Portos afirmou que o cargo será um desafio, e que pretende dar continuidade ao trabalho feito pelo capitão Duarte. “Não será uma tarefa fácil substituí-lo perante à tripulação e à sociedade paraense. O capitão fez a diferença nesses últimos dois anos e deixou muitos amigos e admiradores em Belém. Agora, o que posso afirmar é que a população pode contar com a minha total disponibilidade e esforço para que possamos fazer mais pela segurança naval”, garantiu.
Durante a cerimônia, presidida pelo vice-almirante Edilander Santos, Comandante do 4º Distrito Naval da Marinha, o capitão Duarte recebeu o pavilhão dos portos, que simboliza sua passagem pelo comando da Capitania. Em seguida, o vice-almirante Edilander Santos empossou o novo capitão dos portos, e destacou os investimentos feitos entre 2013 e 2014 para a melhoria do serviço prestado. “Eles permitiram reformas e ampliações nas unidades, e a equipamentação de balsas e lanchas da Capitania”, destacou.
Após a solenidade, acompanhado pelos capitães Aristides e Duarte, e pelo vice-almirante Edilander, anfitrião da cerimônia, Zequinha Marinho participou de uma confraternização com os familiares de ambos os capitães e demais participantes da cerimônia, e cumprimentou as autoridades militares presentes, entre eles, o major brigadeiro Paulo Borba, que assumiu, ano passado, o I Comando Aéreo Regional (I Comar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário