quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Até hoje, mais de 28 mil alunos já fizeram a pré-matrícula

Até as 16 h desta quarta-feira (7), terceiro dia de pré-matrícula da rede estadual pública de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já contabilizou 28.628 inscrições. Neste ano, o número de vagas disponíveis é 221.709. Restam, ainda, 193.441 vagas em todo o estado. A pré-matrícula pode ser realizada até o dia 8 de fevereiro, no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br) ou pela Central de Atendimento, pelo 08002800078, de segunda a sexta-fei5ra, das 8 às 18 h.

Para realizar a pré-matrícula pela internet ou pela Central de Atendimento os interessados devem informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e endereço completo. Também é preciso informar se é atendido por algum programa social, como Bolsa Família, ou se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no caso de alunos com deficiência.

A coordenadora de matrícula da Seduc, Suely Domomt, afirmou que no primeiro dia de pré-matrícula o sistema contabilizou 40 acessos por minuto, número maior que o registrado em 2014. Segundo ela, o sistema está com um tempo de resposta muito bom, acelerando o processo.

Os serviços disponibilizados para a realização da pré-matrícula, como o site e a Central de Atendimento, estão funcionando plenamente. A coordenadora alertou aos interessados que “o aluno só pode cancelar uma vez a pré-matrícula, ou seja, não pode realizar mais de duas pré-matrículas no sistema”.

Confirmação - Para confirmar a matrícula, fase mais importante do processo, os alunos ou responsáveis deverão comparecer à escola na qual se inscreveram, no período de 09 a 13 de fevereiro, portando os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); Histórico Escolar ou ressalva (original); Comprovante de residência (cópia); duas fotos 3x4 (idênticas e recentes); Certificado (original e cópia) ou Atestado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) para os alunos que cursarão o Ensino Médio; Comprovante de trabalho para o aluno do período noturno.

A confirmação de matrícula de novos alunos com deficiência será feita nos dias 09 e 10 de fevereiro, mediante a apresentação dos documentos obrigatórios, e de documento que comprove a deficiência do estudante. A não apresentação deste documento não impede o aluno de efetivar a matrícula.

O dia 11 de fevereiro está reservado para a confirmação de matrícula dos novos alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental 09 anos; 8ª série do Ensino Fundamental e da 1ª à 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No dia 12 será a confirmação de matrícula dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e 1ª etapa do EJA Médio. Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e 2ª etapa da EJA Médio terão suas matrículas confirmadas no dia 13 de fevereiro.

De 23 a 27 de fevereiro será efetuada a matrícula, na própria escola, de novos alunos sem a pré-matrícula. Em 23 e 24 de fevereiro serão matriculados alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental 09 anos e da 8ª série do Ensino Fundamental. No dia 25 de fevereiro será feita a matrícula dos alunos da 1ª à 4ª etapa da EJA Fundamental. Nos dias 26 e 27 de fevereiro está marcada a matrícula da 1ª à 3ª série do Ensino Médio Regular e da 1ª e 2ª etapas da EJA Médio.

Para os alunos que já fazem parte da rede estadual, a rematrícula é automática. O processo de remanejamento e transferência desses alunos será realizado a partir do resultado final do ano letivo de 2014. Em média, 50% das escolas estaduais da capital e 30% do interior finalizarão o ano letivo de 2014 até o dia 30 deste mês.

“O processo de pré-matrícula 2015 está ocorrendo tranquilamente. Estamos contabilizando 10 mil inscrições por dia e, se continuarmos nesse ritmo, ao final do período de inscrição teremos todas as nossas vagas ofertadas preenchidas”, disse Ana Cláudia Hage, secretária adjunta de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário