quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Jatene concede entrevista em rede nacional para telejornal SBT Brasil

Foi ao ar nesta semana a entrevista que o governador do Pará, Simão Jatene, concedeu para o jornalista especializado em política Kennedy Alencar dentro do “Jornal do SBT”, exibido nacionalmente pelo Sistema Brasileiro de Televisão. A entrevista pode ser conferida na íntegra aqui.

Durante a conversa de cerca de 30 minutos, gravada em São Paulo no dia 16 de dezembro, Jatene comentou os principais desafios do Pará, especialmente em relação à sustentabilidade.

"Temos a percepção clara que a Amazônia e o Pará têm um duplo papel. O país precisa entender isso. Um papel é natural, que é o de sermos grandes prestadores de serviços ambientais em escala planetária. E o segundo é sermos base de vida digna para as pessoas que ali vivem e ali moram. O Pará tem 60% do território brasileiro, 13% da população e só 8% do Produto Interno Bruto (PIB). Esses três dados mostram que a gente precisa rediscutir isso", disse Simão Jatene.

Para o governador, as entrevistas em rede nacional ajudam na rediscussão da contribuição do Pará e da Amazônia ao país. "Temos que tirar a produção do manual de economia. A produção precisa ser entendida como produção da vida, e para isso precisamos de mecanismos que compreendam e recompensem o papel fundamental que a Amazônia e o Pará vem dando ao Brasil e ao mundo", disse Jatene.
Roda Viva - O governador Simão Jatene também participou do programa “Roda Viva”, exibido nacionalmente pela TV Cultura. A entrevista foi ao ar na segunda-feira (22) e pode ser conferida aqui.

Além do jornalista Augusto Nunes, que conduz o programa de entrevistas, participaram da bancada os jornalistas Diógenes Campanha, do jornal “Folha de São Paulo”; Silvio Navarro, da revista “Veja”; Ricardo Galhardo, do jornal “Estado de São Paulo”; além de Marcelo Salazar, do Instituto Socioambiental, e Roberto Smeraldi, da organização não governamental (ONG) Amigos da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário