domingo, 7 de dezembro de 2014

Hemopa funcionará para coleta de sangue amanhã segunda-feira

Amanhã segunda-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Fundação Hemopa funcionará para coleta de sangue em horário diferenciado: das 7h30 às 15 h. Com o início do mês de dezembro, o hemocentro já sente os efeitos do período festivo e das férias escolares, que provocam o deslocamento de doadores para outras cidades ou Estados. Na sede do Hemopa, entre os dias 1º e 4, houve o registro de 174 doações de sangue, quando o ideal seria de pelo menos 300 coletas.
Para a assistente social Lilian Bouth, que atua na Gerência de Captação de Doadores (Gecad), os meses festivos são os mais difíceis para captação de doadores em toda a hemorrede brasileira. “Temos que usar várias estratégias para atrair o voluntariado nesses períodos de festas e férias. Nossa sugestão é que antes de viajar passe no hemocentro mais próximo e doe sangue. Faça o Natal de muitas pessoas bem mais feliz”, sugeriu.
Ela informou que no sábado (06), o Hemopa iniciará o calendário de campanhas externas de dezembro, das 8 às 15 h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Ana Telles, na Avenida das Nações Unidas, em Benevides, município da Região Metropolitana de Belém. A meta é alcançar 80 doações.
Nos dias 11 e 12, a campanha será na Escola Municipal Santa Tereza D´Ávila, na Rua Decouville, 951, em Marituba (RMB), das 8 às 15 h. Nos dias 19 e 20 será na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Ruth dos Santos Almeida, na Avenida Principal, Ala 16, Conjunto Maguari, também das 8 às 15 h.
Doador – Pode doar sangue qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou do responsável legal) com peso acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto, e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três meses.
Para fazer o cadastro de doador de medula óssea a pessoa deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa funciona para coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, de 7h30 às 17 h. Contatos pelo e-mail captacao@hemopa.pa.gov.br e no Alô Hemopa (0800-2808118).  www.hemopa.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário