quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Cerimonial realiza ensaio geral da solenidade de posse do governador do Estado

Está tudo pronto para a cerimônia de posse do governador e do vice-governador do Pará, para hoje, 1º de janeiro de 2015. Simão Jatene será reempossado no cargo de governador pela terceira vez, se tornando o único brasileiro eleito pelo povo a assumir o governo do Estado por três mandatos. Nos próximos quatro anos, Jatene governará ao lado de Zequinha Marinho, vice-governador eleito, que pela primeira vez assumirá um cargo no Executivo estadual. O Cerimonial do Estado realizou o ensaio geral da solenidade, na noite de terça-feira (30).

Cerca de 60 pessoas estão envolvidas na solenidade de posse, que está sendo preparada desde o final de novembro, informou Lúcia Penedo, chefe do Cerimonial do Estado. O ensaio geral reuniu militares, equipe do Cerimonial e representantes de órgãos de segurança pública. “São muitos detalhes que precisam ser planejados, desde o fechamento de ruas, distribuição de convites, até o evento em si. Mas está tudo pronto, e temos certeza que será uma bonita festa, feita especialmente para a população, que está convidada para este ato democrático”, disse Lúcia Penedo.

O trânsito no entorno do local da cerimônia será interrompido pelos órgãos de gerenciamento de trânsito e a segurança ficará a cargo das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, com apoio de ambulâncias do Samu.

O cerimonial da posse inclui uma missa em Ação de Graças, celebrada na Catedral Metropolitana de Belém; a solenidade oficial de posse, na sede da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e o ato público, em frente ao Palácio Lauro Sodré, que abriga o Museu do Estado do Pará e já foi sede do governo estadual. O roteiro do cerimonial começa na Avenida Castilhos França, em frente ao Mercado de Ferro, aonde os dois veículos que conduzirão o governador e o vice-governador serão incorporados ao Regimento de Polícia Montada, que fará a escolta até a Catedral.

A missa, marcada para as 8 h, será celebrada pelo arcebispo de Belém, d. Alberto Taveira, e concelebrada pelos padres Ronaldo Menezes e José Gonçalo. Após a celebração religiosa, os representantes do Executivo estadual caminharão até o prédio do Legislativo para a solenidade oficial. O evento  é organizado pelo Cerimonial da Alepa, com acesso restrito aos deputados estaduais, familiares dos empossados e convidados de todo o país, além de profissionais de imprensa credenciados.

Ato oficial - Simão Jatene e Zequinha Marinho serão conduzidos por líderes dos partidos até a mesa presidencial, formada pelo presidente da Casa, deputado Márcio Miranda, pelo prefeito municipal de Belém, Zenaldo Coutinho, e por representantes do Senado, Câmara dos Deputados, Tribunal de Justiça Eleitoral e Ministério Público, para a leitura do juramento, o ato de assinatura de posse e pronunciamentos. Ao sair do prédio da Alepa, o governador e o vice, junto com uma comissão do Legislativo, serão conduzidos ao palanque.

Na intercessão da Rua Tomázia Perdigão com a Praça Dom Pedro II, o governador será recepcionado pelo Chefe da Casa Militar do Governo, para receber as honras militares. Em seguida, o comandante da Guarda de Honra, tenente coronel Valério, se apresentará ao governador, que passará em revista a tropa formada por mais de 200 integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, representando as forças militares do Estado. Ao final da revista à tropa, o chefe da Casa Militar conduzirá o governador ao dispositivo de honra para assistir ao desfile da tropa.

Com o encerramento das honras militares será iniciado um ato ecumênico, com o pastor Gilberto Marques, presidente da Comieadepa (Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará), e o padre Ronaldo Menezes, pároco da Igreja de São Geraldo Magela, que abençoarão os presentes. Após as bênçãos será iniciada a cerimônia de Aposição de Faixa Governamental, que representa a troca de poder. Como se trata de uma reeleição, o ato é mantido como renovação dos compromissos firmados pelo governador com o Estado. Para o ato será escolhida uma pessoa do público, representando o povo paraense, para realizar a aposição da faixa no governador reeleito. O uso da faixa simboliza responsabilidade, compromisso e honra.

A cerimônia será encerrada com o discurso do governador e o Hino do Pará. Após o evento, Simão Jatene e Zequinha Marinho receberão os cumprimentos. Hoje à tarde 1º de janeiro acontecerá, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a cerimônia de posse do novo secretariado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário