terça-feira, 25 de novembro de 2014

Polícia Civil promove ações alusivas ao combate à violência contra a mulher na capital e interior

A Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil vai promover, nesta terça-feira, 25, uma série de palestras, em Belém e no interior do Estado, para marcar o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, celebrado neste dia 25 e também em alusão aos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher.

Em Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana, e em Santarém, Bragança, Barcarena, Castanhal, Itaituba e Soure, no Marajó, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) irão participar de ações educativas e de promoção da cidadania voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Em Belém, a delegada Alessandra Jorge, diretora da Deam, irá palestrar sob o tema "A Segurança Pública no Laço Branco - Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher: O Agente Consciente e Protetor". O evento será realizado às 16 horas, no auditório B da Delegacia Geral da Polícia Civil, na Avenida Magalhães Barata, bairro de Nazaré.

A delegada Simone Edoron, titular da DAV, explica que os eventos têm a meta de orientar os homens que atuam como agentes públicos sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e sobre a apuração de denúncias de casos. "Urge a necessidade de sensibilização e compreensão do policial de seu papel, enquanto homem cidadão e também enquanto servidor", detalha. Pela manhã, às 10 horas, a mesma palestra será ministrada a guardas municipais, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, localizada na estrada do Maguary, em Anananindeua.

Em Bragança, a delegada Cristina Lima, titular da Deam do município, irá palestrar, pela manhã, na sede do Salão da Marujada, sobre o tema. Em Santarém, a equipe da Deam do município irá promover uma “blitz”, na Avenida Sérgio Henn, bairro Interventoria, de 8h30 às 9h30 da manhã. Durante a ação, os policiais civis irão distribuir flores às mulheres e laços brancos aos homens. A delegada Adrienne Pessoa informa que, durante a ação, serão repassadas informações ao público sobre a rede de atendimento à mulher no município e orientações sobre como denunciar casos de violência na região. 

Em Barcarena, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher da cidade fará parte da programação da Coordenadoria de Políticas às Mulheres, que começa nesta terça-feira e termina na quarta, dia 26. Haverá oficinas às famílias atendidas e na quarta-feira será realizada uma palestra presidida pela delegada Emanuela Amorim, titular da Deam de Barcarena. 

Em Itaituba, o dia será marcado por uma caminhada, que sairá às 17 horas da Praça do Cidadão, e seguirá até a orla do município, para chamar a atenção da sociedade quanto à violência contra a mulher. O evento contará com a participação de diversos órgãos, entre eles, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), sob direção da delegada Leilane Reis. À noite, às 21h30, a delegada irá proferir uma palestra, na sede da Faculdade de Itaituba (FAI), sobre Lei Maria da Penha, para estudantes universitários. 

Em Castanhal, será realizada uma ação de cidadania, que contará com emissão de documentos de identidade. Durante a programação, a Deam do município, representada pela delegada Lyvia Rodrigues, irá palestrar sobre a temática do combate à violência contra a mulher.

No Marajó, a delegada Ticiane Maia, da Deam de Soure, irá proferir uma palestra, às 14 horas, na Escola Salomão, localizada no município vizinho de Salvaterra. Ela vai falar a estudantes sobre violência doméstica contra a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário