sábado, 8 de novembro de 2014

Mais de 8 mil policiais militares farão a segurança nos dias do Enem

A Polícia Militar do Pará contará com cerca de 8 mil homens trabalhando nas ruas e auxiliando no esquema de segurança nos dias do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), neste final de semana. O efetivo é 30% maior em relação ao ano passado. Além do policiamento nas ruas, os policiais serão responsáveis pela segurança também dos alunos nos locais de prova, nas 1.021 escolas, distribuídas em 73 municípios paraenses. No total, o Pará tem 433.868 alunos inscritos no Enem este ano. 
O número de inscritos no Pará aumentou 31,6% em relação a 2013. A Região Metropolitana de Belém concentra quase metade dos candidatos, e a maioria (132.769) é da capital. Segundo o diretor de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), George Castro, só em Belém e Ananindeua, 290 escolas serão usadas como locais de prova, num trabalho que envolve mais de 14 mil pessoas. Em Ananindeua, são 38,5 mil inscritos.
Recomendações – Segundo a organização do exame, a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), os alunos devem chegar com uma hora de antecedência aos locais das provas, que serão aplicadas neste sábado (8) e domingo (9). No Pará, é necessário estar às 11h na escola, devido ao horário de verão. A prova começa ao meio-dia, no horário local (às 13h no horário de Brasília-DF).
Durante a prova, os candidatos não podem usar óculos escuros, bonés, toucas ou gorros e nenhum equipamento eletrônico (como celular, Ipod, tablet ou palmtop) – e nem mesmo relógio de pulso. Não serão aceitas como identificação a carteira de meia-passagem ou de estudante, mesmo que tenha foto. Também é recomendado que o candidato leve água e um alimento leve para enfrentar as horas de prova. No sábado (8), são quatro horas e meia de exame, uma a menos que no domingo (9), quando será feita a redação.
Ainda segundo o Inep, os candidatos sabatistas – que guardam o sábado por convicção religiosa – devem chegar aos locais de prova no mesmo horário recomendado aos demais alunos. Eles deverão aguardar, em local reservado, até às 19h (horário local), para somente então começarem a fazer a prova, que, neste caso, tem previsão de término para as 22h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário