segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Gestores e professores da Uepa discutem políticas e diretrizes de Graduação

Acesso, avaliação e concepção de universidade são alguns dos eixos temáticos abordados na edição 2014 do Fórum de Graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa), cujas atividades tiveram início na manhã desta segunda-feira (24), no auditório da Escola de Governo do Estado (EGPA). Coordenadores de campus e de centro de ciências, assessores pedagógicos, professores e técnicos-administrativos da universidade participam do Fórum cujo principal objetivo é definir as diretrizes políticas da graduação para os próximos anos.

Um dos assuntos que deve ser discutido é a nova forma de acesso à universidade. Nesta semana, entrará em votação no Conselho Universitário (Consun) a resolução de adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2016. Aos candidatos a uma vaga na instituição pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise) será assegurado o cumprimento integral das etapas já iniciadas nos últimos anos e, inclusive, a atual, cuja prova foi aplicada no dia 16 deste mês.

O assunto foi lembrado pelo reitor Juarez Quaresma durante a solenidade de abertura. “Um dos temas é a mudança na forma de acesso, que representa avanços importantes para o apoio, sobretudo, na Assistência Estudantil e outras áreas que a Uepa tanto precisa. Tenho certeza de que os resultados desse evento irão contribuir com uma universidade pública, gratuita e universalizada para todo o estado do Pará”, destacou Quaresma.

A programação seguiu com a conferência "A Universidade frente ao Desenvolvimento da Amazônia", ministrada pelo doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira. À tarde, terá início a discussão dos Grupos de Trabalho, a partir dos seguintes temas: Concepção de Universidade; Acesso e Permanência à Educação Superior; Acessibilidade ao Ensino Superior; Formação de professores inicial e continuada: presencial e à Distância; Docência no Ensino Superior; e Avaliação e Currículo da Educação Superior.

“Este tema foi uma deliberação de gestão e a partir daí começou a ser construído com críticas e sugestões para chegar até este momento. Os GTs certamente irão contribuir com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Precisamos rever algumas políticas e diretrizes para atender a comunidade paraense. Daqui sairão novos direcionamentos para a Política de Graduação da Universidade”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira.

A expectativa é que, ao final do Fórum, seja instalado oficialmente o Comitê Institucional de Formação Inicial e Continuada da Uepa e, elaboradas propostas para garantir e aprimorar a qualidade profissional. Estas serão submetidas à Gestão Superior da Universidade.

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