terça-feira, 4 de novembro de 2014

Belém recebe 20º Congresso Brasileiro de Apicultura no Hangar

Será aberto nesta quarta-feira, (5), às 18 horas, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia, o 20º Congresso Brasileiro de Apicultura (Conbrapi), sob a realização da Federação de Apicultores do Pará (Fapic) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O evento, que é realizado pela primeira vez na Amazônia, irá reunir técnicos, agricultores, pesquisadores do Pará, do Brasil e de outros 13 países.
Na programação técnica do congresso constam conferências, simpósios, minicursos, clínicas tecnológicas, rodadas de negócios e visitas técnicas. “Nossa expectativa é a melhor possível, ainda mais pelo congresso estar sendo realizado aqui no Pará, com potencial de expansão da cadeia. Queremos mostrar as possibilidades de crescimento do setor, pois se hoje temos uma produção nacional de 40 mil toneladas, temos potencial para saltar para 300 mil, através da disseminação de técnicas e tecnologias”, diz o presidente nacional da Confederação de Apicultores, José Soares de Aragão Brito.
No evento, a Emater terá um estande onde serão mostrados os resultados do Programa Nacional de Georreferenciamento de Apicultores e Meliponicultores (PNGEO), na região nordeste paraense. Além disso, o público contará com informações sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) e crédito rural. No dia 6, às 14 horas, será realizada palestra sobre “A importância do mel na alimentação escolar”, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Atualmente, a Emater atende a 80% do público inserido no Pnae. No ano passado foram comercializadas 150 toneladas de mel para o programa. Às 15 horas, haverá conferência sobre produtos apícolas na alimentação escolar.
No dia 7, às 14 horas, será realizado simpósio sobre geociência e nanotecnologia na cadeia produtiva da apicultra e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), destinado a produtores que se inscreverem através do site do Conbrapi. Também na sexta-feira, às 15 horas, haverá a conferência sobre “A criação de abelhas na agricultura familiar”, com foco na agregação de valor, geração de emprego e renda, além de mostrar outro serviço da abelha, que é responsável por até 30% de aumento na produção da agricultura. “Todo mundo acha que o produto principal da abelha é o mel, mas, ela também é importante para outras culturas, como a do açaí, por exemplo”, enfatiza o técnico em agropecuária da Emater, Wanderley Ribas, que integra a comissão organizadora do Conbrapi, que funcionará de 8h às 22 horas, com entrada franca, até o próximo sábado, 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário