sábado, 28 de dezembro de 2013

Reforma em escola na Cabanagem melhora condições de ensino

Cerca de 350 alunos da primeira etapa do ensino fundamental, atualmente matriculados na Escola Alexandre Nicomedes da Cunha, no bairro da Cabanagem, em Belém, agora dispõem de uma estrutura adequada para o aprendizado. Com investimentos da ordem de R$ 150 mil, viabilizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola passou por uma revitalização completa entre os meses de novembro e dezembro, incluindo a climatização das seis salas de aula do prédio, ofertando mais conforto para alunos e professores.

A obra, executada pela Con-Art Projetos e Construções, também pôs fim a um antigo problema enfrentado pela comunidade: os constantes alagamentos, acarretados devido ao desnível da escola em relação à Rua Fé em Deus. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Jorge Amaro, as enchentes ocorriam devido à construção da escola ser anterior à pavimentação da rua. Ele informou que, para resolver de vez o problema, todo o piso foi erguido 55 centímetros. “Hoje, com a reforma, o piso está acima do nível da rua e não existe mais esse problema”, assegura.

Segundo Jorge Amaro, a reforma chegou a toda a escola, com a pintura de todos os espaços, troca de portas e janelas. Também houve melhorias nas instalações hidrossanitárias, com a colocação de novas louças, criação de pontos novos de água e esgoto e recuperação dos antigos, limpeza de caixas e a aplicação de novos revestimentos. Quanto às instalações elétricas, foi feita a recuperação de quadros, disjuntores, luminárias e pontos para ventiladores. “Além disso, a escola recebeu reforma no telhado, onde havia alguns problemas de estrutura, ocasionado infiltrações e goteiras”, acrescenta o engenheiro.

Inscrições – A diretora da escola, Elisabete Nogueira, afirma que, com a notícia da reforma, já é maior a procura por matrículas para o próximo ano letivo. “A escola passou a ser referência no bairro. A repercussão é grande, e os pais estão vindo atrás de vagas”, comenta. Para ela, a nova estrutura física dissipa uma angustia que era de todo a comunidade. “Vivíamos apreensivos com a chegada do tempo chuvoso, mas isso foi resolvido. A climatização também é algo que já está contribuindo para o bem estar de todos”, ressalta.

Entre pais e alunos, as melhorias também são motivo de orgulho. A dona de casa Leonilda Ramos, mãe da pequena Luana, de 10 anos, conta que a reforma serviu de estímulo para a filha. “Como sempre alagava, sobretudo no inverno, ela chegou até a pedir, num desses dias, para que eu a trocasse de escola. Logo depois a reforma começou, e hoje em dia dá gosto ver que ela está feliz em permanecer na sala de aula, porque não enche mais ou faz calor. Ela inclusive comenta comigo que está aprendendo mais. Essa é a minha maior felicidade”, afirma.

O sorriso no rosto do pequeno Henrique Conceição, 10 anos, ao entrar em uma das salas de aula, também revela a felicidade do garoto com as novas instalações. “Antes aqui era muito quente, e quando chovia, a água cobria minha perna. Era difícil prestar atenção”, recorda. Ao olhar para o novo espaço, o garoto não pensou muito para definir seu sentimento: “Sinto felicidade”. Em seguida, ao ser questionado sobre a diferença entre a aparência antiga e a atual das instalações, acrescentou: “Não é como antes. Agora sim está nota 10”.

Informações complementares da obra:

Início: novembro de 2013

Conclusão: dezembro 2013

Valor global: R$ 148.573,33

Andamento: 100% (concluída)

Empresa responsável: Con-Art Projetos e Construções Ltda.

Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

Secretaria beneficiada: Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

Endereço: Rua Fé em Deus, 14, Quadra 187, Cabanagem – Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário