sábado, 28 de dezembro de 2013

Nível do rio Tocantins atinge o dobro do que foi registrado ano passado

O nível do rio Tocantins está subindo rapidamente e alcançou a cota de oito metros acima do normal. A medição realizada nesse mesmo período em 2012 mostrava 4,5 metros acima do normal. Com isso, a população de Marabá já começa a sentir os efeitos da enchente que, ao que tudo indicará, será uma das maiores da história. O prefeito João Salame já está preparando o município para atender desabrigados, mas, certamente, vai precisar da ajuda do Estado.
A previsão da Eletronorte é que nos próximos quatro dias o rio atinja a cota de 8,5 metros, subindo a uma média de 40 centímetros por dia, mas tudo vai depender do volume de precipitação pluviométrica nas cabeceiras do Tocantins.
Famílias que residem em áreas mais historicamente mais suscetíveis às enchentes, já estão em estado de alerta. A defesa civil começa a execução do plano de contingência, e deverá construir cerca de 400 abrigos provisórios distribuídos em três locais distintos.
Segundo a Defesa Civil, o nível de alerta é 10 metros, mas a partir de 9 metros, as famílias que moram em bairros periféricos, na Velha Marabá e Nova Marabá, próximo ao rio Tocantins são alcançadas pela enchente.
O rio Itacaiúnas, que deságua no Tocantins justamente em Ma\rabá, também começou a subir, a uma velocidade de 30 centímetros por dia. A praia do Tucunaré, em frente a Marabá, que está totalmente submersa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário