domingo, 29 de dezembro de 2013

Hemopa funciona em horário especial neste fim de ano

A Fundação Hemopa funciona excepcionalmente nesta segunda-feira (30), para coleta de sangue, de 7h30 às 13 horas. Dia 31, facultado pelo governo do Estado, não haverá expediente para efetivação de doações, mas o serviço de atendimento transfusional não sofrerá alteração e será mantido 24 horas.

Em função da queda no número de comparecimento de voluntários, a direção do Hemopa convoca as pessoas potencialmente doadoras de comparecer às unidades do hemocentro para doar sangue e colaborador para que o produto não falte na rede hospitalar durante as comemorações de Ano Novo, quando a demanda costuma aumentar em até 30%.

Segundo a assistente social Lilian Bouth, o hemocentro coordenador, em Belém, faz uma média diária de 250 a 300 coletas e atende cerca de 300 solicitações de transfusão na rede hospitalar de Belém, atualmente é composta por 85 estabelecimentos. “Antes de viajar, passe no Hemopa e doe sangue”, diz ela, assegurando que a coleta de sangue não impede a diversão. Lilian Bouth informa que, além de Belém, o Hemopa tem unidades nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Marabá, Castanhal, Santarém, Redenção e Capanema.

A assistente social ressalta que o hemocentro retomará as campanhas externas, em parceria com várias instituições, ainda em janeiro. Ela enfatiza que interessados em firmar parceria para aumentar as coletas de sangue devem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores, de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas, e aos sábados, até às 17 horas.

Para doar sangue, basta estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar acima de 50 quilos. Menores podem doar com autorização dos pais. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses. Doar sangue não dói e nem transmite doenças. Para fazer cadastro de medula óssea, é necessário estar bem de saúde e ter entre 18 e 55 anos.

O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e faz coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, e aos sábados, das 7h30 às 17 horas. Informações pelo telefone 0800-2808118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário