sábado, 28 de dezembro de 2013

Agentes de fiscalização do Detran reforçam operação Boas Festas no interior do Estado

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) deslocou cerca de 140 agentes de fiscalização e operação de trânsito para reforçar o contingente em 12 municípios do Estado. A ação faz parte da operação Boas Festas do Governo do Estado e visa garantir tranquilidade e segurança aos cidadãos durante as comemorações de final de ano, quando muitos aproveitam os festejos nos principais balneários do Pará.

De acordo com Normando Borges, gerente de fiscalização de trânsito do interior, o planejamento tem como principal foco coibir o consumo do álcool na direção de veículos. “Certamente estaremos atentos a todas as situações, mas a questão do álcool ainda é muito preocupante, apesar de todos os nossos esforços e da rigidez da lei”, pondera.

A operacionalização da ação, entre outros equipamentos, conta com apoio de viaturas, unidade móvel e bafômetros. Normando também chama a atenção dos condutores para o licenciamento em atraso, que sempre aparece entre as infrações mais frequentes cometidas pelos proprietários de veículos. Ele alerta que no caso do veículo ser autuado por não estar devidamente licenciado, haverá a remoção para o parque de retenção. “Por isso, nós recomendamos às pessoas que vão viajar que mantenham o licenciamento em dia para não ter problemas”.

Borges também lembra que o Detran não funcionará dia 31, dia 1º e estará de recesso no período de 02 a 05 de janeiro e que em função disso, condutores que tiverem seus veículos recolhidos não vão poder retirá-los antes do dia 06, data em que o órgão retomará o atendimento ao público. O gerente de fiscalização reforça, ainda, que mesmo quem não vai pegar as estradas rumo ao interior do Estado deverá estar atento e seguir as regras de trânsito. “Belém não ficará desguarnecida. Haverá operações em vários pontos da cidade. Nossa intenção é fazer uma ação preventiva, mas iremos coibir qualquer tipo de irregularidades flagradas por nossos agentes”.

O Departamento atuará nos municípios de Salinópolis, Bragança, Cametá, Barcarena, Marapanim (Marudá), Mosqueiro, Vigia, Conceição do Araguaia, Tucuruí, Itupiranga, São Geraldo do Araguaia, Redenção, além da capital, Belém.

Estatísticas- Dados levantados pelo Núcleo de Monitoramento Estatístico do Detran mostram que no mês de dezembro de 2011 foram registrados 1.828 acidentes. Já em 2012, as ações realizadas no mesmo período, resultaram em 1.065 autuações. As infrações mais recorrentes são o não uso do capacete pelo motociclista e passageiro, CNH vencida, excesso de passageiros nos veículos e a condução de passageiros sem cinto de segurança. Houve ainda o registro de 8 acidentes e nenhuma vítima fatal, na área coberta pelos agentes do Detran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário