terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pará recebe mais médicos cubanos

Mais um grupo de médicos cubanos desembarcou em Belém pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, na noite desta segunda-feira (28). Os  71 profissionais chegaram até a Base Aérea e foram para um hotel, onde receberão uma capacitação a partir desta terça-feira (29), antes de serem encaminhados para os municípios do interior do estado. No total, o estado já recebeu 330 médicos pelo programa federal.
Um grupo de 71 médicos cubano  veio  em um avião da Força Aérea Brasileira. Os médicos foram recebidos pelo secretário de estado de saúde, Hélio Franco, e pelo presidente do colegiado dos secretários municipais de saúde do estado, Charles Tocantins.
“Estamos vivendo um momento histórico. A saúde, do ponto de vista da atenção primária vai ser incrementada de uma forma muito importante no estado, com qualidade. Esses médicos vão se inserir nas equipes que já existem nos municípios e certamente vamos ter em um curto espaço de tempo melhorias significativas”, disse o secretário Helio Franco.
Charles Tocantins reforçou que os médicos devem atuar em municípios que mais necessitam desses profissionai. “Eles vão atuar na atenção básica e são priorizados municípios com menores IDH, menor renda e maior dificuldade de cobertura de profissional de medicina”, informou.
O médico cubano Reinaldo Rodriguez acredita estar contribuindo para ajudar os brasileiros. “A importância que tem esse programa é muito grande porque tem como objetivo ajudar o povo brasileiro, principalmente os que mais precisam de atendimento médico”, disse.
Todos vão passar por um treinamento em Belém, antes de seguir  para os seus municípios. A maioria dos médicos que chegaram  neste início de semana vai para os municípios de Soure e Breves, no Marajó. Eles vão receber informações sobre a população que vão atender, como: doenças mais comuns, número de idosos, mulheres grávidas, analfabetos etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário